sábado, 18 de agosto de 2012

Já vos dissemos que estamos em Angola?


 Hoje foi mais um dia de troca de conhecimentos.

Quando realizamos as formações damos um pouco de nós, e recebemos um tanto mais dos outros. Conhecemos uma realidade diferente, de saberes distintos, e falamos sobre mitos. É uma partilha à volta de nós mesmos e sobre inquietações.
O nosso papel? Tentarmos ser, tanto quanto possível, assertivos perante a realidade que eles tão bem conhecem e que aos poucos também nós vamos conhecendo.

Pela manhã, uma vez mais no Centro Espírito Santo, abordamos a temática do Álcool e das Drogas, focando as alterações que estas provocam no corpo da pessoa dependente. Em Angola, os jovens dão-se conta do problema que é uma garrafa de whisky ser mais barata do que uma de água e de muitas vezes sentirem necessidade de envolver os problemas em goles de álcool.


Pela tarde, fomos ao Centro de São Paulo partilhar conhecimentos sobre os cuidados de higiene, a grávida adolescente e os cuidados ao bebé. Como esta formação foi a única a ser realizada lá, fizemos um género de resumo, procurando abordar diversos temas de interesse para a população presente. Tivemos um público misto, recheado de crianças, jovens e pessoas mais idosas. Com a participação de todos, foi possível tornar a formação mais dinâmica e prática.
No final houve, uma vez mais, direito a “consultas individuais” e esclarecimento de dúvidas mais íntimas.


É bom notar que em certos espaços já vamos vendo aplicados alguns dos conhecimentos transmitidos. Numa das formações, explicamos como poderiam, através de um garrafão, ter água corrente. Entretanto, as pessoas foram criando o seu próprio garrafão e ensinaram também as crianças do bairro a fazerem o seu. Explicamos também aos papás que não precisavam de vestir os seus bebés com demasiada roupa após as primeiras semanas de vida e estes já foram aparecendo com menos roupa. Notar tudo isto é muito gratificante.


Por isso, e por tudo isto, não nos sentimos em vão.

Beijinhos para todos e amanhã mais uma oportunidade nos espera. Afinal de contas, todos os dias são nossos!

PS: Ah, e a Irmã Alice acabou de me lembrar que todos os dias, segundo ela, temos receitas vindas de todas as partes do mundo ao almoço e ao jantar. Hoje experimentamos receitas provenientes da Rússia!!

5 comentários:

  1. Queridos missionários!
    Cada dia que passa é menos um... e, mesmo não estando em casa, não posso deixar de vir ler o vosso tão esperado/desejado diário.
    Pelo que dizem, vocês vão "missionar" até ao último minuto...mas, parece que vale bem a pena, pois a(in)formação é bem escutada e bem aprendida.Mas como é que não havia de ser assim com uns professores/formadores como VOCÊS??!! Tendes motivos para vos sentirdes felizes.E nós também, por sermos os progenitores de pessoas tão GRANDES ( e eu, por exemplo, que até sou pequenina...!)
    Bem, está quase...(perdoem-me estar sempre a falar no "quase", "menos um",etc, mas...)
    Muitos beijinhos para todos e, para os nossos 4 missionários especiais, os respetivos beijinhos também especiais dos papás Ascensão.

    ResponderEliminar
  2. Olá.... é mesmo saboroso que vão saboreando "receitas de todo o mundo"... afinal a vida de missionário é assim...
    E, já quase por cá...
    Já agora podem recordar-me a que horas chegam...
    beijinho grande
    Em comunhão na oração e missão
    sempre mana
    isabel

    ResponderEliminar
  3. Olá Irmãos!!!
    Epá!!!!! que grande trabalho que estão a fazer...
    faz-nos pensar que em pouco tempo e com muito pouco ,podemos fazer muito...(isto é um trava-linguas).
    o que é preciso é levantar do sofá!(mesmo sendo sofázeiros)
    bjs / abraços
    até já

    ResponderEliminar
  4. Lançar a semente e ver a planta germinada, só em Angola que é Terra quente!È tambem uma benção e alivia o vosso natural cansaço.Alguem disse"...quando se pratica o bem nem se sabe o bem que se faz" Esse bem vai dar frutos de que vocês nem vão dar conta .Tambem não importa ;o que importa é responder à chamada e ser FELIZ !
    Sempre juntos Até breve!
    Para TODOS aquele ABRAÇO!

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez obrigada pelo toque culinário ;)

    É muito bom ver que realmente, em tão pouquinho tempo, já têm frutos a brotar de todas estas formações!
    Parabéns :)

    ResponderEliminar