terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aproveitar agora que a net está rápida!!!!

Hoje foi mais um dia longo! Mas é bom chegar a casa com aquele cansaço que dá a sensação de (alguma) missão cumprida J

Levantamo-nos novamente bem cedinho e seguimos para o Centro Espírito Santo para mais uma manhã de formação. Desta vez abordamos a temática da gravidez na adolescência assim como a importância do planeamento familiar, que como devem imaginar, ainda é um grande desafio por aqui. Foi muito interessante, tanto a nível do público que tivemos (curiosamente, muitos rapazes jovens), mas também pela curiosidade e vontade de aprender de todos os que assistiram. Colocam-nos dúvidas e partilham experiências, e já se vai começando a sentir que os jovens sentem necessidade de crescer e viver numa sociedade mais aberta, talvez mais (in)formada.
Quanto à nossa tarde, o grupo teve de se dividir para que os “nossos braços” chegassem a mais lados. O Ricardo, o João e a Maria Inês dirigiram-se a casa da Tia Maria (Líder da Pastoral da Criança) para abordarem o tema “Higiene e Saúde”. O balanço é positivo, e mais uma vez, eles contam que num piscar de olhos, uma plateia de algumas pessoas é capaz de se transformar num autêntico “anfiteatro”, onde todos são convidados a entrar: mães, pais, e crianças… muitas crianças!

Quanto a mim, às Teresas e à Ana, fomos a casa da Nária (do MEL-Angola) outra vez, para mais uma formação com as mamãs acompanhadas pela Pastoral da Criança, desta vez focada na problemática do aborto, mas também nos cuidados da grávida e do bebé. Com um nenuco e alguns materiais mais didáticos, a Anita explicou e demonstrou todos os cuidados a ter com um bebé recém-nascido, como por exemplo, nos cuidados a ter no banho e na amamentação. E no fim, houve ainda direito a distribuição de escovas e pastas de dentes às mamãs e às crianças! Todos deliraram com a surpresa! A nossa terapeuta da fala Teresa continua também com as suas sessões.

Agora estamos à volta das formações de amanhã, há sempre matéria para trabalhar! E entre brincadeiras, vídeos parvos, e muita cumplicidade, lá vamos tentando descobrir o encaixe da nossa peça neste grande puzzle. Com a certeza de que é impossível não querer acompanhar o ritmo lá fora, o daquelas correntes que nos maravilharam nas quedas de kanlandula.

A todos vocês desse lado, que os nossos braços cheguem também aí para receberem um grande abraço! J

5 comentários:

  1. Que importante é também essa vossa missão de (in)formar. Todas essas pessoas devem estar ávidas desse conhecimento que lhes passam e que vai concerteza em muitas casos dar os seus frutos e o vosso puzzle vai começando a compor-se. Parabéns a todos pelo vosso trabalho,disponibilidade e dedicação. Bem hajam!
    Ó Ana que jeitinho a dar banho ao bébé, muito bem, chama-se a isso aplicação de conhecimentos a novas situações!
    Para ti Inesita, aquele bj de sempre, especial...

    ResponderEliminar
  2. A água que cai em Kalandula jorra com a mesma beleza dos vossos coraçoes até para ensinar a dar banho a bébes e chegar á Maia e ser o encanto dos ascendentes familiares de uma boa parte de vós .Há anos foram grupo ,amigos,catequistas em S.Mamede Como avó incentivo-vos e agradeço a Deus e a vós.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Que bom saber que tudo está a correr bem com as vossas (in)formações, pois certamente ficais muito felizes, o que ,por arrasto, nos faz também ficar de coração cheio. Vocês surpreendem cada dia que passa com as vossas experiẽncias e ações.
    Nita pareces mesmo feliz a dar banhinho ao teu "bebé". E pareces mais magra. Acertei?
    Terezinha, pelos vistos também estás aí a fazer um bom estágio profissional!Isso só te enriquecerá.
    Ricky, meu filhote,também está tudo bem contigo? E com a tua Té?
    Cá, nós os dois, pais Ascensão,já vamos começando a contar, por ordem decrescente, os dias que faltam para vos poder dar aqueles beijinhos que vos enviamos, mas dá-los mesmo a séééério!
    Enquanto não pode ser a sério,cá vão eles para todos + os 4 especiais.
    Até amanhã, se Deus quiser!

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Que vocês são VALENTES, já nós sabíamos. De nome (olá, Teresa) e de espírito... Ao longo deste tempo constatamos que são, também, POLIVALENTES!
    É claro que alguns se mexem na sua área e, certamente, fazem jus aos conhecimentos que possuem. Mas, como diz o outro, "a necessidade aguça o engenho" e mesmo os que são peixes noutras águas, contribuem com todas as suas forças. Afinal, é isso que dilata o coração... O vosso e, permitam-me, o nosso.

    Abraços apertados para todos.
    Continuem com Deus.
    Dadinha, Nuno e joão

    ResponderEliminar
  5. Bom dia a todos.
    Jovens com estas qualidades enchem-nos de orgulho! Dispostos a transmitir o que
    aprenderam e o que não aprenderam, mas que a vida lhes vai ensinando, o que faz com que essas mães e esses jovens possam viver numa sociedade mais informada e ter uma vida melhor.
    É um consolo ter uma afilhada neste grupo!
    Inesinha, o teu braço está a entrar agora no meu computador e nós estamos a receber esse abraço especial e a enviar de volta, através de ti, um abraço para todos.
    Aurélia e Zé Manel.

    ResponderEliminar