segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Hoje foi dia de festa!


A pouco e pouco vamo-nos habituando à rotina de cá: a dosagem certa do leite em pó, o malarone, lavar os dentes só com água do filtro e não esquecer do repelente! Apesar de o tempo estar a passar rápido já cá estamos há uma semana. Chegamos de malas cheias de vontade de viver novas experiências e esperança de partilhar e aprender novos costumes. E já vamos novamente enchendo os corações de memórias, alegria, partilha e sobretudo muita humanidade, pois em cada canto por onde passamos recebemos sempre um gesto de carinho, um olhar ternurento.

Hoje o dia foi de Festa, por vários motivos! Começamos por celebrar a Eucaristia mais uma vez com grande alegria, em que o ritmo das músicas africanas contribui para que vivamos esse espírito de uma forma incrível! Apesar disso, eu a Teresa Ascensão deixamo-nos embalar nalgumas partes da homilia. É que levantar todos os dias à 5 da matina tem as suas consequências! :)
 
A Paróquia de São Pedro festejou hoje o encerramento da semana paroquial e também nós estivemos envolvidos nas atividades da comunidade. Montamos uma banquinha no átrio da igreja onde expusemos material de divulgação da congregação e alguns dos brindes da missão Angola 2012, que vocês já conhecem de cor. Na banquinha do lado estava a pastoral da criança que conseguiu angariar fundos para as suas atividades, com a venda de petiscos e uns sumos naturais maravilhosos feitos pela nossa Ir. Judith!



Depois do almoço, também na paróquia, juntamo-nos à festa da comunidade onde não faltou dança, teatro e muita música! Aliás, até fomos convidados para cantar “em palco” com o Miguel Buila,  um dos cantores gospel mais emblemáticos da paróquia e até do país! Toda a população vibra com a música e sabe as letras todas de cor!
Como certamente muitos saberão, hoje foi também um dia muito importante para a nossa comunidade! É que celebramos o aniversário do nascimento de Maria Emilia Riquelme. (Isabel, obrigada pelo miminho!) E como manda a regra, à noite tivemos festa cá em casa com o MEL de Angola onde sentados à mesa partilhamos histórias, gargalhadas, e claro, cantamos os parabéns e provamos o bolo feito pelo Ricardo, que estava delicioso!
E talvez seja este o verdadeiro carisma daquilo que anunciamos, sermos pão partido onde quer que a vida nos leve, enfrentarmos cada dia como uma missão.
Para terminar, só dizer que gostamos muito de ler os vossos comentários, sem dúvida que assim estamos mais pertinho e todos envolvidos neste projeto a que gostamos de chamar missão :)

12 comentários:

  1. Olá irmãos missionários! :)
    Gosto tanto de vir aqui ao blog e ler as notícias que dai vêm... Tenho acompanhado cada passo vosso e pelas fotos e por aquilo que escrevem esses vossos corações devem estar a funcionar tipo espoja... a absorver tudo! Todos os momentos devem estar a ser vividos e sentidos intensamente...
    Continuação de um bom trabalho por aí e vamo-nos vendo por aqui! :)
    Mil beijinhos para todos*

    ResponderEliminar
  2. Bom dia jovens de coração aberto ao mundo e à partilha!
    Estou como a Joana, cada vez gosto mais de vir aqui ver se há mais notícias, mais experiências que para vocês devem ser sempre carregadas de muita emoção, fotos que mostram como todos aí vos acarinham e enfim tudo o mais que nos queiram contar e mostrar.
    A festa da comunidade deve ter sido de uma alegria contagiante. Inesinha entrega beijinhos a todos, às irmãs também e para ti já sabes aquele especial e amoroso.
    Mami.

    ResponderEliminar
  3. No início de um novo dia, por aqui neste cantinho do mundo, chamado Portugal, DOU GRAÇAS A DEUS, por todos os nossos irmãos MEL Angola, por Maria Emília, por vocês, pelas nossas manas missionárias, pelas famílias de todos, pelo mundo e pelo dom da Vida!

    Graças Senhor, porque encontrei, em Ti o Amor que eu procurei
    Graças Senhor, pelo meu viver, Tu que és a Vida, que és o meu Guia
    Para Ti, Graças Senhor!

    Graças Senhor, pelas manhãs, plenas de Luz, Fonte de Amor
    Graças Senhor, pelo meu viver, Tu que és a Vida, que és o meu Guia
    Para ti, Graças Senhor.

    (Ensinem esta música aos nossos amigos por aí)
    Beijinhos da Paula

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!
    Parafraseando a minha querida afilhada, "mais um dia enchendo os corações de memórias, alegria , partilha e sobretudo muita humanidade"... deve de ser maravilhoso tudo isso, mas o que recebem dessas crianças deve ser sublime.
    Continuem assim!
    Afilhadinha entrega beijinhos a todas e para ti um muito especial.
    Madrinha Aurélia e tio Zé Manel.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia e boa semana para todos!
    Então Ricardo, mais uma vez o teu bolo estava delicioso? Imagino!
    O que é o "malarone" de que a Inês fala? Faz parte do pequeno almoço, isto é, do mata-bicho?
    Continuem com a vossa alegria, dada e recebida,pois assim, também por cá,os nossos corações (já com algumas saudades)se vão recompondo dia a dia, ao ler e ver o que de bom vocês por aí fazem.Bem hajam!
    Beijinhos para todos + os meus 4 especiais.

    (A Sra. Fernanda manda beijinhos para os manos Ascensão)

    ResponderEliminar
  6. Só agora estamos a escrever, mas já ontem à noite viemos marcar o ponto no vosso diário, como não podia deixar de ser.
    Hum... com que então estrelas de palco!? Ninguém vos para!
    Sabem que mais? As nossas paróquias (padres...) precisavam de um estágio em terras de Angola para aprenderem a viver e participar nas celebrações. O Dr. Ferreira dos Santos ficava com os seus poucos cabelos em pé, coitado.
    Desconfio que a média de idades das nossas missas descia bastante...

    Fiquem todos muito bem, sim?

    Inês: O Rodrigo manda beijinhos para a "pima"

    Dadinha e Nuno

    ResponderEliminar
  7. Coragem juventude.
    parece que vos divertis e aprendeis algo. pelo menos imagino. oxalá que sim.
    pelo menos pelas fotos pareceis felizes.
    abraço a todos.
    leonel

    ResponderEliminar
  8. Olá jovens

    Não resisto a vir dar uma espreitadela diária ao vosso diário. Fico orgulhosa do vosso entusiasmo e empenhamento. Vão regressar cheiinhos de muito do que nos falta cá. Parabéns! Continuem a distribuir sorrisos...
    Um beijo para cada um de vós
    Nazaré

    ResponderEliminar
  9. Olá Gente feliz!!
    Ainda bem que vos temos como enviados ESPECIAIS,porque por aqui ultimamente só ouvimos falar em Angola por construções gigantescas e luxuosas..... que só abrangem alguns (muito poucos por sinal)....
    Continuai com os sorrisos de orelha a orelha...e sede os nossos ouvidos ,as nossas bocas e os nossos narizes para que por aqui sintamos um bocadinho tudo o que estão a viver.
    Bjs/abraços para todos e tambem para os papás e restantes familiares comentadores, graças a voçês aqui a comunidade tambem está a crescer....

    ResponderEliminar
  10. Oi miijí 5 mbolo e 2 mdiji como estão?
    Xeinhos de kuzedíua no muxima, kana é?
    Tenho a certeza que sim. Eu também tenho o meu muxima xeinho de alegria porque acabei de falar com a minha querida mona Té.
    De repente parecia que estavas no meu colinho de tão perto que te ouvia e te sentia e abraços e beijinhos seguiram ao teu encontro. Amo-te muito filha.
    Cada dia que passa vou saboreando o que descreveis e dou graças a Deus por tudo que estamos a viver, por vocês que foram os escolhidos e por nós que ficamos dia a dia de coração cheio.
    Riki também te adoro, tu sabes.
    Mil beijos para todos.
    O pai embora esteja já a dormir no sofá também manda beijos que eu sei.

    ResponderEliminar
  11. Tia Lina

    Inês Há uma frase que me ficou do maravilhoso texto que tu escreveste e que me dá uma grande lição de vida « fazer de cada dia uma missão».
    Continuo a acompanhar os vossos blogues, e a a fazer a vossa partilha. sinto um especial admiração por todos,
    Beijinhos datia LINA do tio Zé que dorme no sofá e do Rui para todos.

    ResponderEliminar
  12. Olá Inês encontrei a mãe da Joana em Caminha que me falou na vossa missão não ficando muito surpreendida porque conheço a tua vontade em ajudar os outros, sinto um orgulho enorme por ti!
    Por favor dá um beijinho a irmã Alice, da Linda, da Rosa, da Milé e dos filhos. És um exemplo para a minha filha Francisca, aliás são todos um bom exemplo! Obrigado por marcarem a diferença!
    Beijinhos Linda.

    ResponderEliminar