quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Educar para a Saúde

Hoje saímos de casa novamente às 8h, depois de um energizante mata-bicho.
Mais uma vez nos separamos em 3 grupos de trabalho.
As Teresas e o João apanharam boleia de 2P (dois pés) com a simpática Dina com destino à Paróquia Nossa Senhora da Paz, onde participaram na reunião semanal da Promaica.
A Promaica (Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica) é um grupo (só de mulheres) que está presente na maioria das paróquias e/ou centros paroquiais e que, tal como o nome indica, visa promover a mulher em várias vertentes.
Hoje este grupo teve direito a uma pequena palestra de 40 minutos onde de uma forma bastante resumida se tocaram os temas da "Higiene e Saúde", "Gravidez na Adolescência" e "Aborto".
Como o tempo foi muito curto e o interesse e as inquietações eram muitas, seguiu-se um momento de "consultório de dúvidas" em que uma após outra as mulheres foram-se chegando à Teresa V. para lhe colocarem as mais diversas dúvidas ou pedirem conselhos de saúde.
Ao mesmo tempo as Ineses e a Ana abordavam o tema "Acompanhamento da Grávida e do Bebé" no Centro Espírito Santo onde estiveram a participar as habituais cerca de 30 pessoas, maioritariamente jovens e muito interessadas e participativas. Neste local, mais do que palestras de formação, os encontros têm-se tornado verdadeiros fóruns de partilha e discussão.
Enquanto isto, eu continuava os trabalhos de bricolage no mesmo local, substituindo tomadas elétricas e lâmpadas, pintando e envernizando secretárias antigas.
Regressamos a casa e regalámo-nos com o "bacalhau à angolana" da ir. Alice e aproveitamos para descansar uns 20 minutinhos.
Logo de seguida saímos novamente para mais duas palestras "no meio do povo".

Eu, a Teresa V. e a Ana fomos até casa da tia Maria onde nos encontramos com cerca de 50 jovens raparigas (algumas já mamãs e outras não) onde abordamos o tema do "Planeamento Familiar". Ao terminar, enquanto esperávamos pelo outro grupo, partilhamos com a tia Maria um pratinho de ginguba enquanto ela nos contou com o brilho no olhar as histórias dos nascimentos dos seus 7 filhotes (que agora já são todos adultos) em tempo de guerra.

Já a Pintinhas, a Teresa A. e o João foram até a casa da tia Lúcia, onde com um simpático grupinho de 15 pessoas abordaram o tema "Gravidez na Adolescência". Como não havia eletricidade naquele momento tiveram de ligar um gerador a gasóleo para poder utilizar o projetor de vídeo e o computador, no entanto o barulho por ele provocado também dificultou um pouco a comunicação oral que teve de ser feita a plenos pulmões (a Pintinhas agora está com voz de bagaço).
A Rochinha ficou por casa a preparar uns folhetos (in)formativos para os próximos dias.

E chegamos ao fim de mais um dia bastante cansativo psicologicamente e fisicamente (os locais das formações ficam a mais de 30min. a pé), mas foi para isto que cá viemos e está a dar-nos um prazer enooorme!

Um grande abraço para todos ;)

4 comentários:

  1. Apesar de cansativa, que experiência de vida jovens de coração tão grande!
    Ó Inesita deste cabo da voz? Já sei, vais aí à farmácia e compras chá de perpétuas rochas...ah! ah!
    Parabéns a todos pelo vosso empenho e entusiasmo contagiante!
    Bjs para todos e claro aquele especial para ti.
    Mami

    ResponderEliminar
  2. Mesmo depois de ter ouvido as minhas três queridas vozinhas, não podia deixar de escrever duas letrinhas aqui no nosso ponto de encontro.
    Continuais a surpreender, não é verdade? O que não é de estranhar quando o trabalho é feito por cabecinhas que são comandadas por grandes corações. Parabéns!
    Beijinhos para todos (incluindo Ir. Alice) + 4 beijocas grandes e especiais.
    Até amanhã.

    ResponderEliminar
  3. Oh!Maravilha !Eu que não sou "expert" em imformática acho que vou imprimir os vossos blogs pois são um lindissimo documento e Palavra de Vida que quero guardar á moda antiga ,não direi no meu coração,que ai já estão!Obrigada meu Deus eles estão no caminho da Felicidade (com algumas amolgadelas--poucas?)Aquele ABRAÇO !

    ResponderEliminar
  4. Ricardo ainda bem que te lembras de falar do almoço se não achamos que andam todos cheios de fominha! ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar