quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Hoje tivemos mais um dia calminho... O pequeno-almoço foi por volta das 10h. Como as irmãs que estão em casa neste momento têm os seus trabalhos em diferentes locais, saem de casa mais cedo e por isso não chegamos a estar com elas pela manhã.
Por volta das 11h fizemos um pequeno momento de oração, com base no livrinho da Missão Angola que a nossa mana Isabel nos preparou... o P. Ademar acompanhou-nos e a partilha entre todos foi muito boa... falamos da importância de separar o trigo do joio que existe dentro de nós próprios (precisamos de arrancar as ervas daninhas, para que a "nossa terra" fique limpa e deixe as sementes boas germinarem).
Como a casa e o almoço ficaram por nossa conta, o resto da manhã foi dedicada às limpezas e depois a preparar o almoço.
Por volta das 12h30 passam aqui na rua as crianças vindas da escola a caminho das suas casas e hoje houve lugar para uma "aula de português" que o P. Ademar deu aqui à porta de casa. Os sorrisos destas crianças são encantadores! =)

Após o almoço, houve quem se dedicasse à preparação de alguns trabalhos e houve lugar para uma partidinha de Trivial com o P. Ademar. E por volta das 16h30 começaram a chegar os nossos manos do MEL Angola (alguns vindos já do seu trabalho, outros ainda vão depois da nossa reunião para outros trabalhos ou tarefas pessoais/ familiares). Hoje o tema do nosso encontro foi "Maria Emília e a Missão Ad Gentes".
Juntos percebemos que a Missão Ad Gentes não é apenas a missão além fronteiras do nosso país, é, acima de tudo, uma missão além de nós mesmos e junto dos que mais necessitam... afinal, foi esse mesmo exemplo que nos deu Maria Emília.
Estes encontros com os nossos manos MEL têm sido muito bons, pela partilha de ideias, de experiências, de sentimentos e de sonhos. A cada dia vamos nos conhecendo um pouco melhor... e hoje até aprendemos um cântico em Umbundu.
Finalmente, às 19h00 pudemos celebrar a Eucaristia aqui em casa e depois jantamos!

Estes primeiros dias têm sido mais calmos do que o que estávamos a contar, mas é também uma forma de nos ambientarmos e prepararmos energias para os dias que se seguirão.

Como vêem está a ser uma experiência muito muito boa e amanhã há mais!

Abraços fraternos cheios do calor e da alegria de Angola!

P.S. Como podem ver na foto, hoje eu andei pela 1ª vez com um pano (da Ir. Alice) que além de dar uma saia muito bonita e tipicamente angolana, é também uma forma de protecção dos mosquitos.





12 comentários:

  1. Oi filhota estive à espera e valeu a pena pois já vos voltei a rever. Mas os mosquitos só te atingem a ti? Aí a Teresinha ao lado está muito sexy, ponto de exclamação. Não sei onde é que ele (o ponto) anda. Deve ser o sono. Vou nanar. Bjos.

    ResponderEliminar
  2. É um regalo podermos comunicar assim... Tão longe e tão perto. Ficava toda a noite aqui a mandar beijinhos. Xau.

    ResponderEliminar
  3. Cá vim eu espreitar antes de me ir deitar e ... mais um tão esperado resumo do dia.Não imaginam a alegria que isto dá, e as fotos então...nem se fala...
    A Teresa de avental? Aliás, as Teresas estão muito giras! Os mosquitos ainda não fizeram asneiras nos vossos corpinhos?
    Beijinhos para todos e um grande xi apertadinho especial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh! ;) É verdade, a Ir Alice obrigou a usar o avental e lá teve de ser! Eheh! Em relação aos mosquitos, sim, algumas borbulhas que chateiam, mas é o normal! ;)

      É bom ver-te por aqui :)
      Muitos beijinhos

      Eliminar
  4. Teresa estás tão gira :)
    Aproveitem também estes pequenos momentos em comunidade de casa, porque de certeza que precisam de bastantes energias para o resto da jornada!
    MEL Angola, que fixe. Deve ser mesmo muito bom a troca de experiências entre vocês. Tragam ideias, as nossas já estão gastas...
    Um beijinho (especial para a Ir. Alice, que tal como já foi aqui dito está cada vez mais jovem. Saudades irmã)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aninha, a irmã Alice agradece e diz que a missão a faz cada vez mais jovem! Estava a precisar de vir para África para se tornar mais nova :) Quem se enamora por Deus fica jovem para sempre ;)
      Já agora, a irmã está também a lembrar que temos aqui uma grande incubadora de mosquitos e que fazes cá falta,porque nós somos ruins e só os queremos matar!! ahah

      Manda ainda muitos beijinhos para ti e para a tua família!
      Beijinhos de todos nós também :)

      Eliminar
  5. Olá MEL inhos!
    Fico feliz por ver que está tudo bem…
    É muito bom partilharem connosco o vosso dia-a-dia e experiências.
    Um beijinho grande à Ir Alice (Inês, já disseste que só te deixei ir porque a Ir está aí?).
    Beijocas e fiquem bem.

    ResponderEliminar
  6. Ainda que não tenha espreitado antes de me deitar, e pelos vistos já estava cá, venho agora que ainda há tempo...
    Pois sim, mas vejam lá se arrancam as "ervas daninhas" e as boas perdem a vida...
    Sei lá, se calhar faz-nos falta encontrar nas nossas vidas, dom e fragilidade, assim até nos tornámos mais próximos de todos, sei lá...
    Sem se calhar é mesmo muito saboroso ver-vos com sorrisos, panos ou avental, vestindo a camisola da Missão, porque esta Acontece aqui e aí, é um jeito de viver, e isso faz-nos jovens ao jeito de Jesus... Quanta razão tem a ir. Alice (beijinhos também e grandes de todas nós!)
    parece-me que Mª Emilia deve sorrir... algo novo está a nascer... mais sonhos, mais projetos... mais vida, Vida em abundância...
    Que bom Mel Angola... força e entusiasmo!
    Desde todos os lados vos mandam beijinhos e abraços, daqui das irmãs de todas para todos, também da Núria que acabo de receber...
    E, eu também ficava aqui a manhã toda a escrever, mas a missão chama por mim e, ainda, preciso de escrever outras coisinhas...
    Vamos lá ver que nome aparece hoje... já acordei faz tempo,mas...., e já fiz umas quantas coisas, para além de ter continuar à Escuta do Mestre!
    Beijinhos para todos
    Sempre em comunhão na oração e missão,
    sempre mana isabel

    ResponderEliminar
  7. Que bom Teresa me teres respondido!Fiquei tão contente...Nem sabes as vezes que venho aqui ao pc durante o dia, sempre na esperança de ver algo de novo. O computador deve "pensar": "porque será que a minha dona agora me "liga" tanto, ela que só me "liga" quando precisa de trabalhar? Uhum!! Deve de ser algo de muito importante para ela!" Como ele tem razão...
    Bem,agora vou para a escola trabalhar. Até logo e beijinhos para todos. Esperamos logo pelo vosso diário.

    ResponderEliminar
  8. Pois é: ainda só passaram 4 dias, 5 horas e 27 minutos! (o ponto de exclamação é por cima do 1). Toda a vossa alegria e entusiasmo mudaria o "ainda só passaram" por "já passaram"... Não sou muito de escrever (tirando os manuais, é claro...) mas ao ler o vosso diário e os comentários, já veio a lágrima ao canto do olho (o que até não é de admirar).
    Fico feliz por constatar a Vossa felicidade. As fotos não enganam. A Vossa Missão, tão desejada e preparada, será inesquecível para todos.
    Ao jeito de rodapé, e não podendo evitar ser repetido, deixem-me dizer: a Ir.Alice está um espanto!!! A fatiota azul fica-lhe a matar... Estou a pensar levar a Dadinha comigo até Angola: Acho que regressaremos mais novos um bom bocado. Um grande abreijo para todos e, desta vez, um especial para a Ir.Alice.
    Do pai Nuno

    ResponderEliminar
  9. Obrigado amigo, já o tinha encontrado (hoje). Nestes últimos tempos não tenho tido motivos para o utilizar. Enfim...

    ResponderEliminar