terça-feira, 21 de agosto de 2012

Escolher um título é complicado


E ao 24º dia, voltamos a “vestir” o hábito. Calma! Ninguém assaltou o guarda fatos das Irmãs… O que aconteceu foi que voltamos às formações.

Ao amanhecer, esperava-nos mais um dia de formações e a saída de casa seria por volta das 7h30.
A hora de alvorada variou, mas a minha, tal como nos últimos dias, começou às 4h30 ao som do cantar do raio do galo da vizinha. Como tem sido habitual, pensei: “Davas um belo arroz de cabidela!”. Mas como também vem sendo habitual, decidi que, apesar de saboroso, seria indigesto a essa hora da madrugada e virei-me para o outro lado e dormi mais um bocado.

Reunimo-nos 11 à volta da mesa -  privilégio só possível à 2ª feira porque as Irmãs não têm Eucaristia - e tomamos o pequeno almoço em família.
Entretanto fomos preparando os materiais necessários para a formação sobre “Os meios de comunicação e a educação das crianças”, no Centro Paroquial do Espírito Santo.

Orientada pela Inês Rocha, a formação foi bastante dinâmica e participada; foram colocadas e esclarecidas muitas dúvidas e essa partilha enriqueceu todos os participantes, incluindo nós próprios. No fim da formação regressamos a casa a pé, como de costume, mas desta vez “à boleia” da nossa irmã Nária, do MEL de cá.

Com mais essa presença, ao almoço tivemos uma mesa rodeada de 12 pessoas, todos à volta de uns “hambúrgueres americanos à angolana” acompanhados com esparguete. A Ir. Alice só nos mima…
No fim do almoço, antes de sairmos, despedimo-nos da Ir. Maria Amor, que partiu para um retiro. Foi um prazer partilhar estes dias com ela e ouvir algumas das histórias de quem já está por Angola há muitos anos. Até breve!

Para os trabalhos da tarde, o grupo dividiu-se em três. O Ricardo ficou por casa a criar uma base de dados para ajudar a Ir. Judite no trabalho dela na Escola do Centro do Espírito Santo. A Ana, a Inês P. e a Teresa A. foram a casa da Tia Maria fazer a formação sobre “Cuidados ao bebé” que já tinha sido realizada noutros locais. A Inês R., eu e a Teresa V. fomos a casa da Tia Lúcia falar sobre os “Efeitos do álcool e das drogas”.

Ambas as formações correram bem e no fim, como acontece sempre por terras de Angola, fomos convidados a sentar-nos à mesa para partilhar um pequeno lanche.
Como nem tudo corre sempre como o habitual, desta vez regressamos a casa em grupos separados.

Reunimo-nos de novo já cá em casa (deixem-me usar esta expressão enquanto ainda posso) e entregamo-nos ao habitual convívio do fim da tarde. Entre banhos, trabalhos, descansos e brincadeiras, ocupamos o tempo que sobrava até ao jantar.
Ao jantar, a ementa foi um misto de comida de restaurante (restaurada) com um belo arroz.

Para terminar este dia, tratamos de algumas tarefas relacionadas com trabalhos que ainda vamos fazer e com sementes que vamos deixar germinar.

Agora é hora de dormir porque amanhã o dia volta a começar cedo! Espero que o galo tenha emudecido, caso contrário terei uma ementa a propor à Ir. Alice.

(As fotos virão amanhã e esta frase vai embora na mesma altura.)

Estamos juntos!
Até breve, irmãos!

10 comentários:

  1. YES!!!! QUASE NO ULTIMO POST, CONSEGUI SER A PRIMEIRA!!!!! TOMEM LÁ PAPÁS!!!!! EHEHEHEHEHAHAHAHAHAAHAHAHAHA
    (era só para dizer isto e sentir este prazer!:P)
    beijinhos para todos, durmam bem!

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos!

    Partilhando uma das ideias da folha dominical de S. Mamede deste domingo: "...comungar bem não é apenas "tomar" o Senhor, mas sim deixar que o Senhor nos "tome" e dirija a nossa vida".
    Ao longo destes dias, através dos vossos testemunhos, sentimos a Sua presença e como se deixaram tomar por Ele. Foi muito bom partilharem todos esses momentos connosco.
    Mas, como se diz cá em casa, só falta um dormir...

    Abraços para todos.
    Dadinha e Nuno

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos!
    Oh João! 1,00h já parece prémio de montanha!Como tal, já me dou por contente por chegar no pelotão dos papás atrasados.
    Parece que haveria muito ainda a fazer nessa vossa caminhada por Angola, agora que a logística do grupo estava afinada, mas seguramente, como dizes,as sementes estão lançadas.
    É hora de preparar o regresso e que tudo corra pelo melhor, tal como na ida.
    Cá vos esperamos!
    Cumprimentos e bjs para todos.

    ResponderEliminar
  4. A que horas o regresso? Um beijinho pra todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ana, apanhamos o avião aqui às 10h30 e chegamos ao Porto depois das 17h30. bjs

      Eliminar
  5. AMIGOS, APÓS CONTACTO COM AS IRMÃS QUE ESTÃO NO COLÉGIO E ISABEL, DECIDIU-SE QUE O MELHOR É REUNIRMOS E FESTEJARMOS NO SÁBADO Á NOITE, DIA 25! A MARIA (que vem do Capitulo e vai embora no Domingo) e a ISABEL (que vem de cerveira) estarão em casa e ASSIM PODEREMOS TAMBÉM CONTAR COM A PRESENÇA DELAS... Por isso, amanhã NÃO HAVERÁ CONVIVIO no colégio à noite...o que não impede que as famílias e os amigos façam os seus festejos particulares à vontade!:D
    PESSOAL DA MISSÃO E RESTANTES MELs, a coordenação mandou mail para a comunidade sobre este assunto!:)

    beijinhos e BOA VIAGEM AMANHÃ!!! (espero que todos vejam esta mensagem!!)

    ResponderEliminar
  6. P.s. chegados e viajantes é óbvio que qualquer data que se achar mais pertinente pode ser marcada.... Sábado está cá a Maria por isso seria bom estar com ela... mas se não der para alguns, temos tempo para marcar! Para amanhã é que não seria conveniente!:)
    beijinhos para todos

    ResponderEliminar
  7. Boa viagem,
    beijinhos para vocês
    Valentim, céu e Antonio

    ResponderEliminar
  8. Boa viagem para daqui a pouco.
    Cá vos esperamos com muuuiiita ansiedade!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar