domingo, 19 de agosto de 2012

Viver é Conviver!

Começamos o dia bem cedinho! As nossas boleias (dos manos MEL Angola) chegaram cá a casa às 6h30 para nos levarem para a Eucaristia.
Dos vários centros paroquiais que conhecemos, ainda não tínhamos ido à Eucaristia de Domingo no Centro do Espírito Santo – que foi o centro/escola onde tivemos mais formações e trabalhos no decorrer da última semana.
Esta foi provavelmente a última Eucaristia celebrada em terras de Angola, embora a festa dos corações agradecidos vai continuar a acontecer em cada dia nos nossos corações, com toda a certeza! Nesta celebração, tivemos oportunidade de apresentar (no momento de Ação de Graças) o nosso agradecimento a toda a comunidade pela forma como fomos acolhidos e por tudo o que nos deram e partilharam connosco ao longo destes dias. Também como gesto de gratidão, oferecemos cartazes de educação para a saúde, elaborados por nós, para serem afixados nas salas de aulas do centro e um kit de primeiros socorros.
Após a Eucaristia, seguimos de carro até à marina, onde apanhamos 2 embarcações que nos levaram para a Ilha de Mussulo. No total éramos 18 pessoas (7 portugueses, 2 irmãs e 9 angolanos) e levamos connosco a comida e bebidas para o almoço... Não imaginam a logística necessária. Parecia uma daquelas idas à praia em família à moda antiga, com os tachos e a mala térmica XXL. A viagem de barco foi rápida (cerca de 5-10 minutos) mas muito calma (os pratos fartaram-se de saltar, mas não partiram). A Ilha de Mussulo é usada pela população para fazer praia, para passar férias e para celebrações de casamentos ou batizados… Nesta altura do ano, como estamos aqui no Inverno, a ilha estava praticamente deserta. Todas as infra-estruturas junto à praia (cabanas tipo bar, restaurantes, casas de aluguer) estavam desertos. Segundo os nossos manos angolanos, no Verão, a praia e a água fica cheia de gente… Portanto, sentimo-nos uns sortudos por poder usufruir daquele espaço paradisíaco de forma tão calma e relaxante. Estivemos na ilha pouco tempo (apenas das 11h até às 15h) mas houve tempo para tudo… comer, caminhar, tomar banho de mar e de sol, conversar… enfim, conviver!
De regresso a casa, houve tempo para um banho comunitário no quintal das irmãs e deu para perceber que praticamente todos apanhamos um escaldão (afinal, o sol não parecia muito forte, mas queimou mesmo muito…)
Foi um dia muito bom, estamos todos bem e felizes! Brevemente, já estaremos aí para vos contar tudo e para mostrar as fotos (hoje não há fotos porque demora-se muito tempo para as carregar).
Amanhã, teremos mais uma formação sobre “Os meios de comunicação e a educação das crianças” desta vez, pelas mãos e voz da nossa Inês Rocha.  À medida que estes últimos dias chegam, vamos nos apercebendo que várias coisas que ainda gostaríamos de fazer… mas já vamos tendo a certeza que muito vai ficar por fazer e a vontade de continuar a colaborar com este povo não irá ficar por aqui…
E já agora, a propósito do Viver é Conviver, surgiu por aqui a ideia de no dia do regresso (4ª feira) fazermos um jantar convívio, entre todos os MEL (os que chegam e os que estão aí) e respectivas famílias, a fim de matarmos saudades e partilharmos vivências, que dizem?

10 comentários:

  1. Por mim presente! NO convivio da vossa chegada . Quem organiza? Vamos combinar....Estamos juntos Finalmente
    Aquele ABRAÇO para TODOS .

    ResponderEliminar
  2. A familia Pintalhao também estará presente. Podem contar connosco para participar na organização!
    Beijos e abraços para todos-

    Fátima, Né e Mariana

    ResponderEliminar
  3. A familia Pintalhao também estará presente. Podem contar connosco para participar na organização!
    Beijos e abraços para todos-

    Fátima, Né e Mariana

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Eu não quero ser chato nem desmancha-prazeres mas acho que seria preferível que o encontro que sugerem se faça mais tarde, em data a combinar.
    Os "angolanos" estariam mais descansados e de malas arrumadas, podíamos ter uma partilha mais "estruturada" e ver uma seleção das fotos.
    Boa ponta final nos trabalhos aí em Angola e abraços para todos!

    ResponderEliminar
  5. Olá amiguinhos!
    A família Ascensão também estará presente nesse sugerido jantar/convívio, embora também concorde com a opinião do "postador" anterior, principalmente por vocês, que depois de 6/7 horas de viagem deverão estar bastante cansados. Mas qualquer uma das hipóteses nos serve desde que vocês estejam bem e juntinho a nós. Que bom! Estaremos ao dispor de qualquer organização, embora só a partir de 3ª feira à tarde.
    Um bom finalizar dos vossos trabalhos por aí... que nós por cá vos esperamos com muita ansiedade.
    Beijinhos para todos + os 4 especiais!

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Com que então a queimar os últimos cartuchos...
    Pois, finalmente chegou a vez da nossa jornalista. Esperamos que o sucesso não seja demasiado ao ponto de ser contratada por algum jornal angolano...
    Quanto ao Convívio, alinhamos (como é evidente). Estamos com muitas saudades e, apesar do blog estar a ser magnífico para conhecer o vosso dia a dia, esperamos ansiosos as vossas histórias e fotos.
    Um grande abraço para todos e um beijo especial de boa sorte à nossa jornalista.
    Pai Nuno e Mãe Dadinha

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos!
    ...sim, eu sei. É uma vergonha estarem vocês já na recta final da vossa aventura e ser a primeira vez que comento o vosso blog. Ainda assim, tenho acompanhado a vossa saga na íntegra.

    Partilho (e completo) a ideia da avó Olga que, futuramente, deviam pensar em transformar este blog em formato livro (possivelmente mais desenvolvido) de modo a poderem partilhar a vossa experiência com mais gente. Bom, mas isso para já não interessa. Têm tempo para pensar nisso.

    Queria antes de mais mandar um grande abraço a todo o grupo! Acho incrível a vossa força. Não só é fantástica a vossa coragem em largar todo o vosso comodismo para partirem para o meio da miséria como o prescindirem das vossas férias e Verão para irem para aí trabalhar, fazer palestras... Eu não sei se os outros leitores se sentem assim, mas eu sinto-me cansado por vocês ao ler tudo o que vocês fazem por dia. Bravo!

    Bom, o meu 1º post está a ficar muito longo. Não vos quero cansar mais ainda. lol

    Quanto ao post, gostei em particular do "7 portugueses, 2 irmãs e 9 angolanos". lol a que país corresponde a nacionalidade "irmã"? :p

    Quanto ao jantar... boraaa! Se for preciso levamos sacos-cama e colconetes. ;)

    Chega de comentário. Um grande abraço para todos! Maninha, és a minha jornalista favorita. Boa sorte para amanha! ;)

    PS 1: Fim do comentário
    PS 2: Inês, a Raquel tem me perguntado imenso por ti! Mandou-te um beijinho nas várias vezes que falei com ela.
    PS 3: O Rodrigo já me perguntou por ti também! ;p
    PS 4: A que horas chegam?

    ResponderEliminar
  8. Como é costume, eu alinho em qq coisa e faço o que for preciso! Só não dá para faltar ao trabalho na quarta para vos ir buscar, mas tenho a certeza que os papás vão querer os abraços só para eles, na primeira linha... Nem vão esperar que o avião pouse! ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá estamos de regresso da 1ª semana de férias, por lá não tinha-mos net. Hoje tivemos que estar no Porto e por isso já podemos matar saudades de vocês todos.
    Achamos maravilhoso ver como a vossa ação/missão evoluiu dia a dia e quão úteis vocês se tornaram. Muito bom para quem dá e para quem recebe. Todos ficamos a ganhar. Quanto ao regresso, estamos de braços abertos, com saudades e ao dispor para colaborar nas boas vindas. Mil beijos.

    ResponderEliminar